quarta-feira, 16 de junho de 2010

Campos de concentração

"Campos de concentração" é um assunto que vem sendo discutido desde que percebemos o quão insano é prender seres humanos como nós, e inocentes em lugares como estes. Não eram apenas os judeus que eram levados para esse lugares, mas nos campos de concentração de exércitos italianos muitos também eram maltratados. "Era horrível. Muitas vezes eles não eram alimentados e tinham que comer as sobras da comida dos alemães para não morrerem de fome. Eles jogavam cascas de batatas." - disse Jane, a mulher de Públio, um italiano que passou boa parte de sua vida em um campo de concentração. Eu perguntei se lá havia a possibilidade de morrer dentro das câmaras de gás. "Não, os campos eram separados. Os Judeus sofriam muito mais." Imagine. Já era ruim para ele, para os Judeu então! "É, eles botavam todo mundo pra trabalhar mesmo."

Na época da segunda guerra mundial, os judeus e também italianos, homossexuais, americanos, pessoas com problemas mentais e muitos outros grupos foram mantidos nestes campos, só que com certeza o maior número de mortes e sofrimento vem dos judeus. Hitler, líder alemão nazista, acreditava que a sua raça, a Ariana, era superior as outras. Para que pudesse desenvolver seu país e "purificar" o mundo, as outras raças tinham que ser eliminadas.

Apesar de terem iniciado a guerra lado a lado, Mussolini e Hitler viraram inimigos no meio da guerra, e foi por isso que Publio foi para o campo. Eu perguntei como ele conseguiu sair. " Quando ele arranjou o emprego de taxista as coisas melhoraram, porque passaram a tratá-lo melhor do que antes. Então quando um de seus amigos descobriu que os americanos estavam entrando nos campos, disse que ficaria mais fácil pra ele fugir. Ele ficou, assim, escondido no mato."

Podemos mostrar assim, a crueldade com que os alemães tratavam os italianos. Imaginemos então, o tamanho do sofrimento que os judeus não passavam, já que esses foram os mais afetados. Desse modo, a maior parte da migração dos judeus no período de guerra foi devido justamente à ela, tentando fugir desse terror que ocorria a todo tempo. Muitos vinham para o Brasil, mas sua principal direção não era exata, o que era exato era o motivo de sua partida: a fuga do terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário