quarta-feira, 16 de junho de 2010

Introdução à Cultura



O judaísmo surgiu a partir da religião mosaica, e apesar de possuir diferentes ramificações, se concentra em algumas características básicas. A visão que a religião judaica passa para o mundo é de que Deus é o único criador ativo do universo, influenciando na vida de seus habitantes, considerando os judeus como seus aliados em um pacto eterno com Ele.

Os costumes seguidos pelos judeus variam de acordo com a sua rigorosidade para com a religião, podendo ser mais ou menos radical com relação aos seus mandamentos. Entre esses costumes estão o uso do quipá pelos homens, algumas restrições alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot e até o uso do hebraico como língua litúrgica.

Nos dois últimos séculos, a comunidade judaica dividiu-se numa série de denominações, cada qual com sua visão diferente sobre o modo de se praticar a religião judaica. Apesar de tudo, existe uma certa unidade nas várias denominações. Podemos citar como exemplo as seguintes ramificações do judaísmo: ortodoxo, moderno, conservador,chassídico, conservador, reformista e reconstrucionista.

cashrut: grupo de regras com relação às restrições alimentares judaicas.

brit milá: cerimônia na qual é cortadp o prepúcio dos recém-nascidos.

peiot: cachos na laterais do cabelo dos homens judeus; não se deve cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário